Precisamos compartilhar nosso motivo de orgulho: Monte Verde foi eleito pelo Booking como o 6º destino turístico mais acolhedor do mundo e o 1º do Brasil.
Entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde proporciona um clima romântico a todos os apaixonados que buscam momentos especiais. A baixa temperatura é perfeita para compartilhar um bom vinho à beira da lareira com paisagens deslumbrantes ao redor.
Há também diversas programações que a família toda pode aproveitar para entrar em contato com a natureza. Monte Verde oferece trilhas na natureza e opções de esportes radicais. Além disso, chama atenção pela ótima gastronomia.
A construção da cidade foi iniciada pelo casal Verner e Emília Grinberg, que veio da Letônia. O “ar europeu” ficou como uma herança e encanta os turistas pela combinação com a hospitalidade mineira.
Essa viagem será uma experiência e tanto, daquelas que você jamais esquecerá!
Durante a Primeira Guerra Mundial, a família Grinberg, com origem da Letônia, chegou ao Brasil. Verner, ainda com 3 anos de idade, cresceu passando por algumas colônias de imigrantes até conhecer sua esposa Emilia. No ano de 1936, já casados, foram em busca de um lugar chamado Campos do Jaguari, município de Camanducaia, que prometia ter clima e paisagens semelhantes à Europa.
Em 1938, fez aquisição de terras na região de Monte Verde e iniciou a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, alguns conhecidos também começaram a se encantar pelo lugar e puderam construir suas casas em terrenos cedidos por Verner. A primeira residência do casal Grinberg tornou-se, posteriormente, uma Igreja Batista, já que boa parte dos primeiros moradores eram adeptos desta doutrina religiosa. A partir de 1950, Grinberg começou a fazer loteamentos de suas terras e a investir na infraestrutura da vila. Foi desta forma que o Sr. Pedro Leopoldo, fundador dos nossos chalés, fez a aquisição do terreno onde encontra-se a pousada.
O nome é uma derivação do sobrenome de Verner Grinberg. Do alemão “Grin”( -verde) e “Berg” (-monte);
Monte Verde não é uma cidade, mas um distrito de Camanducaia;
A estrada que liga Monte Verde a Camanducaia foi aberta pela Cia. Melhoramentos, a partir de 1939, quando a empresa chegou oficialmente à região;
A energia elétrica só chegou a Monte Verde em 1969;
A bandeira de Monte Verde foi criada em 1980, inspirada no brasão e nas cores da bandeira da Letônia, fazendo uso dos mesmos símbolos: sol, pinheiro e gelo;
A temperatura mais baixa da história de Monte Verde foi -13° C, registrada em 1999;
Apesar da Araucária ser considerada o símbolo do Rio Grande do Sul, a árvore é típica das regiões frias e, praticamente, moldura das paisagens de Monte Verde. Esta espécie leva dezenas de anos para crescer e só começa a dar frutos (pinhão) depois de adulta. Quando cai uma pinha, a outra já está começando a se formar para o próximo ano. A colheita tem início em abril e vai até agosto;
A partir de abril, as trilhas de Monte Verde ficam forradas por pinhão, fruto do pinheiro araucária, ou pinheiro de roseta, como é conhecido popularmente. O pinhão é típico da culinária mineira e está presente no cardápio de restaurantes e receitas caseiras;
O pinhão é fonte de renda para muitas famílias locais que vendem o produto para turistas;
Embora a neve não caia em Monte Verde, é comum que nas manhãs de inverno a paisagem amanheça coberta por gelo;
Uma vila entre montanhas na Serra da Mantiqueira procurada por turistas em busca de romantismo, boa gastronomia e contato com a natureza. Assim podemos descrever um pouquinho do que você vai encontrar neste refúgio para tranquilidade e sossego. Para os que buscam uma pitada de atividades radicais: trilhas com paisagens de tirar o fôlego. E, se quiser, o fundador dos chalés, sr. Pedro, poderá te contar tudo sobre a vila, desde o início da sua construção.